Páginas

17 de fev. de 2015

Os livros lidos em 2014

Postando a listinha de 2014 ainda antes do fim do Carnaval! Nada mal, hein?

1) Howl's Moving Castle (Diana Wynne Jones): ganhei de Natal "A casa dos muitos caminhos" em 2013, e descobri que era o terceiro da série do Howl. Então comprei os dois ebooks. O primeiro livro é este, e eu já tinha visto a animação muitos anos atrás. O livro é infinitamente superior!! Tão bom que é um daqueles poucos poucos livros que na vida me deu vontade escrever uma fanfic. Rs. Ganhou o título de *MELHOR LIVRO DO ANO*.
2) Castle in the Air (Diana Wynne Jones): o segundo livro da série não me agradou tanto quanto Howl's Moving Castle e mesmo assim ainda é excelente!
3) O visitante inesperado (Agatha Christie): acho que estou chegando perto do fim da obra de Agatha, pois já comecei a ler aqueles q ela deixou somente esboçados e q foram de fato escritos por outras pessoas. Este é um. Dá pra perceber muito bem no estilo da escrita, é claro. Mas gostei muito da história.
4) Os trabalhos de Hércules (Agatha Christie): foi um ano de muita Agatha Christie. Observem.
5) O cavalo amarelo (Agatha Christie): candidato ao melhor de Agatha em 2014.
6) Assassinato na casa do pastor (Agatha Christie): um clássico, e merece sê-lo.
7) Os treze problemas (Agatha Christie): muito interessante!
8) O jovem Sherlock Holmes: Nuvem da morte (Andrew Lane): ruim. Ruim em vários aspectos. Ruim como fanfic de Sherlock Holmes, pois se afasta demais da personalidade do personagem original. Ruim como livro, a aventura é mal contada. Pode ser q essa segunda avaliação já seja implicância minha porque fiquei ultrajada com esse Sherlockinho carente de atenção.
9) Filhos - da gravidez aos 2 anos de idade dos pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatria (org. Fábio Ancona Lopez e Dioclécio Campos Jr.)
10) Morte na Mesopotâmia (Agatha Christie)
11) Morte na praia (Agatha Christie)
12) A morte da Sra. McGinty (Agatha Christie): candidato tb a melhor de Agatha do ano.
13) O mistério dos sete relógios (Agatha Christie)
14) Os cinco porquinhos (Agatha Christie): outro clássico da Agatha, bem engendrado, mas tem algumas coisinhas que me incomodam nesta trama...
15) The Silkworm (Robert Galbraith): ainda muito bom, mas perde muito para Cuckoo's Calling.
16) Seguindo a correnteza (Agatha Christie)
17) Adultério (Paulo Coelho): tem alguns truques interessantes de narrativa neste livro, mas já li coisa muito melhor do Paulo Coelho. Pra falar a verdade tb já li coisa pior.
18) A carga (Mary Westmacott): primeiro livro q li do pseudônimo da Agatha Christie. O estilo, é claro, é delicioso. No começo vc meio que fica esperando que alguém morra. Rs. É uma leitura gostosa, e a trama tinha tudo pra ser excelente, mas faltou algo. O terço final e especialmente o desfecho foi simplesmente decepcionante.
19) A aventura do pudim de Natal (Agatha Christie)
20) Contos de crime (org. Flávio Moreira da Costa): mini-antologia, muito boa.
21) A maldição do espelho (Agatha Christie): muito bom! será que temos um vencedor de melhor Agatha?
22) A terceira moça (Agatha Christie): um ótimo Poirot
23) Tempo bom,  tempo ruim (Jean Wyllys): recomendo!
24) Armandinho Um (Alexandre Beck): isto contaaaaa??? confesso que li no último dia do ano, arrasada porque não tinha conseguido chegar na minha meta de 24 livros por ano. :(