Páginas

9 de dez. de 2013

Meme literário 2013 - dia 9



Dia 9 - Que livros você está lendo neste momento e por que logo estes?

Além de O jovem Sherlock Holmes Nuvem da Morte (skoob: http://www.skoob.com.br/livro/180258), mencionado no primeiro post do meme , estou lendo o último volume da série Les histoires inédites du Petit Nicolas da Folio Junior, Les bagarres du Petit Nicolas (As brigas do Pequeno Nicolau, em tradução livre).

no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/309652


Eu tava meio agoniada achando que esse era o último Petit Nicolas que eu teria para ler, mas recém descobri que ainda tem três livros de outra editora. Ufa! :)

Tem muitas coisas que eu amo nos livros do Nicolas, são tão ternos e engraçados, eu passo do "aaaaww!" para o "ahahahahahaha!!" em duas frases. :D

Quinze histórias compõem esse volume, que acontecem nos palcos clássicos da vida de Nicolas, que são principalmente sua casa e a escola, muito embora uma das melhores seja a que o menino viaja de trem sozinho pela primeira vez. Outra favorita é a que os pais do Nicolas compram uma geladeira (as histórias se passam na década de 50, geladeira e televisão é luxo), e as doidices que ele arruma com o amigo Alceste em casa com a geladeira nova são de se dobrar de rir.

Eu acho que todo mundo tem que ler Petit Nicolas, um personagem menos conhecido do mesmo Goscinny, autor de Astérix. E eu acho que gosto mais do Nicolas que do Astérix, sabe? As ilustrações, simples e super expressivas, são de Sempé.

Ilustração da história "On tourne!", desse volume.



Não deixe de acompanhar o meme literário 2013 também em:

http://batatatransgenica.wordpress.com/
http://breviariodashoras.blogspot.com.br/
http://www.terracotabolsas.com/rato/
http://depokafe.wordpress.com/
http://bem-vindos-a-bordo.com/
http://pensamentosinsones.wordpress.com/
http://esperandooesperado.blogspot.com.br/
http://naterradaluavirada.wordpress.com/

4 comentários:

  1. Eu amo de paixão o Petit Nicolas, mas só li os dois primeiros livros da série. Conheci por causa do filme - que me fez rir muito - e resolvi ler... Realmente, é uma ingenuidade tão engraçada, é muito o tipo de livro que me animaria em um dia triste. Acho que vou correr atrás dos outros, viu?

    Abraço,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  2. Ai que vontade de pegar um Petit Nicolas depois deste post...
    Acho que comentei num post antigo. Você fez o Meme Literário no ano passado Brunhilde. Acho que ressuscitei um capítulo, hehehe. Bom, estou lendo o A Caça as Bruxas da Lillian Hellman. Por que? Primeiro porque ela foi uma pessoa interessante e uma figura feminina incrível. Depois de ler dois livros da autobiografia dela estou me achando já "amiga" e quero muito saber o que aconteceu em detalhes com ela e o Dashiel Hammett nos interrogatórios para o Comitê de Atividades Antiamericanas. E sei que será difícil depois ter que me despedir desta "amiga" quando acabar a trilogia... Restam-me as peças...
    Crisim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. participei de um meme em 2011, as perguntas eram um pouco diferentes. :)

      Excluir
  3. Já vi o filmes inúmeras vezes e passei para vários amigos.
    Comprei um box francês que vem com o livro "Huit histoires du Petit Nicolas", Como não leio francês tenho que me contentar com o filme, uma pena, pois gosto muito de Goscinny.
    Petit Nicolas me traz gargalhadas, eu choro de rir. Todo vez que me vem aquela cena do exame de vista e o amigo dele tira o óculos, eu não me aguento.
    E acabei de pesquisar e tem edições aqui no Brasil. Bora comprar.

    ResponderExcluir

tá com você!