Páginas

29 de dez. de 2013

Meme literário 2013 - dia 29

Dia 29 - Leia o livro, veja o filme: que adaptações você amou e quais odiou?

Vou começar por uma que vi ontem: O Hobbit. Diferentemente de Senhor dos Anéis, eu li O Hobbit antes de ver o filme, e eu gosto até mais do livro do Hobbit que do Senhor dos Anéis. A crítica que eu tenho ao filme é que não vejo necessidade de virar três filmes. Tirando isso, acho bem adaptado, embora o tom seja um pouco mais sombrio que o do livro. Ficou meio no tom dos filmes do Senhor dos Anéis. O Bilbo é que mantém mais a leveza, e o Martin Freeman é o Bilbo perfeito. Ah. Smaug também é perfeito... *suspiro*



Eu gosto de todos os filmes do Harry Potter, nunca me decepcionaram! E eu sempre tinha grandes expectativas. Desventuras em Série é um filme legal, mas não acho que captura bem o livro. Ou melhor "os livros", já que se baseia nos três primeiros. Ainda assim acho uma pena que não tenham feito todos!

O Guia dos Mochileiros da Galáxia: filme ruim. Apenas isso: o filme é RUIM. Se salvam o Martin Freeman e o Marvin, que, este sim, é perfeito em todos os sentidos.



Crepúsculo é estranho... Eu li o livro e terminei no mesmo dia que fui no cinema, e ainda estava muito inserida no clima. Primeiro fiquei com a impressão de que tinha gostado da adaptação, mas com o tempo fui percebendo que tinha gostado só do Pattinson como Edward e da trilha sonora. Desde o primeiro momento, ainda no cinema, eu entendi que tinha detestado a Kristen Stewart, mas hoje eu acho todo o elenco fraquíssimo, e a direção é ruim. O roteiro é ok, tipo o livro. Não vi nenhum dos outros filmes, só uns pedaços passando na tv, mas parece que só vai ficando pior, ou é impressão minha?

O filme do Petit Nicolas é muito bem feito! O clima dos livros está presente ali, e embora a trama seja só do filme, empresta vários detalhes das histórias curtas dos livros. Gosto muito.



O Código da Vinci e Anjos e Demônios, ambos são excelentes filmes, e boas adaptações. Apesar das críticas, eu gosto do Tom Hanks como Langdon, embora ache que outras opções tb seriam bem interessantes, como Russel Crowe, por exemplo...

A biografia de Marie Antoinette escrita pela inglesa Antonia Fraser é  MARAVILHOSA, e foi nela que a Sofia Coppola se baseou para escrever o roteiro daquele filme PROFANADOR que ela fez. Eu não gosto desse filme. Não tem nada a ver com as inserções meio modernosas, eu acho isso até legal, mas acho que ela não se esforçou pra fugir da imagem fútil da rainha e o pior de tudo é que ela MUTILOU o final. Até hoje não entendi porque o filme acaba na saída de Versailles... Qual o objetivo daquilo??



O Perfume é um bom filme também, mas o livro é melhor. E tem Divã, da Martha Medeiros. O filme é legal mas muda muita muita coisa, só que não tinha jeito. O modo como o livro é arrumado não favorecia a roteirização pro cinema. Daí que o filme ficou só legal, e o livro é ótimo.

O filme do Arsène Lupin com o Romain Duris é ruim. Eu odiei, apesar de adorar o Romain de outros filmes, não gostei dele como Lupin, e não gostei da adaptação do roteiro. Mas a Kristin Scott Thomas foi excelente escolha para a Cagliostro.



Ah, e gostaria de encerrar este post imenso dizendo que foi deliberadamente que não falei em Sherlock Holmes e Agatha Christie, nem ontem nem hoje, senão ninguém saía deste blog este ano. É muita coisa!!

p.s.: Tenho que fazer dois adendos ao post de ontem. Pátria Amada e Da Magia à Sedução. Ambos muito bons, recomendo tanto os filmes quanto os livros (que li depois de ver os filmes).


Não deixe de acompanhar o meme literário 2013 também em:

http://batatatransgenica.wordpress.com/
http://breviariodashoras.blogspot.com.br/
http://www.terracotabolsas.com/rato/
http://depokafe.wordpress.com/
http://bem-vindos-a-bordo.com/
http://pensamentosinsones.wordpress.com/
http://esperandooesperado.blogspot.com.br/
http://naterradaluavirada.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tá com você!