Páginas

8 de jan. de 2012

Os livros de 2011

Ano fraco.

Ok, precisamos decidir uma coisa: livro de leitura fácil em idioma estrangeiro vale? Este ano teve alguns e vou contá-los, mas it's up to you. Or to me?

1) "Le Petit Prince", Antoine de Saint-Exupéry (fr): audiolivro. Raridade para mim, pq eu costumo dormir. Tenho o audiolivro do primeiro HP também em francês, e nunca consigo terminar.

2) "El regreso de Sherlock Holmes", Arthur Conan Doyle (es): não avancei muito na minha releitura de SH este ano, li apenas esse volume em espanhol, que segue O Cão dos Baskervilles.

3) "Maigret et la jeune morte", Georges Simenon (fr): meu primeiro Maigret! Gostei.

4) "Monsieur Ibrahim et les fleurs du Coran", Éric-Emmanuel Schmitt (fr): releitura. Recomendo sempre fortemente, livro lindo! Este ano também vi o filme, perfeito!



5) Ben-Hur (de): leitura facilitada em alemão. Já terminei mais um auf deutsch este ano. ;P

6) "O símbolo perdido", Dan Brown: Professor Langdon, meu filho, volte pra Europa. Suas histórias não vingam nos Estados Unidos. Forçado pacas.

7) "O Natal de Poirot", Agatha Christie: pra variar, muita Agatha este ano.

8) "Poirot perde uma cliente", AC: gosto muito desta história.

9) "Le tour du monde en 80 jours", Jules Verne (fr): leitura facilitada em francês. Escolhendo para passar pros alunos.

10) "Les trois mousquetaires", Alexandre Dumas (fr): facilitada, mesmo objetivo.

11) "Uma dose mortal", AC: excepcional.

12) "M ou N?", AC: até gostei, mas T&T não são meu forte.

13) "A extravagância do morto", AC: que tema clássico.

14) "Arsène Lupin contre Herlock Sholmès", Maurice Leblanc (fr): excelente!! Leblanc respeitou Sherlock totalmente, sem diminuir Lupin. Classudo.

15) "Au Bonheur des Dames", Émile Zola (fr): melhor livro do ano! Zola é tão envolvente!

16) "Hora zero", AC: muito bom!

17) "Testemunha ocular do crime", AC: simplesmente um dos melhores de Miss Marple. Lucy Eyelesbarrow é uma daquelas mulheres que só Agatha podia criar. Adorei ela!

18) "A história sem fim", Michael Ende: não dá pra não ler, minha gente! De preferência, leia antes dos 18...

19) "O dia do curinga", Jostein Gaarder: releitura periódica, recomendada para manter a saúde mental.

20) "A outra volta do parafuso", Henry James: uma história favorita na minha vida, mas eu sempre lia na adolescência a versão da série Reencontro. Impossível largar, como eu me lembrava. Eu não gosto de terror, mas este livro é ótimo!

21) "Assassinato no Expresso Oriente + Morte no Nilo", AC em hq: legal, mas acho que a adaptação deixou um pouco a desejar. Claro que é difícil transpor tudo para diálogos de hq, mas mesmo assim...

Não estou traçando metas para este ano, embora eu tenha achado 2011 bem fraquinho. Me aborrece não chegar nem mesmo a dois livros por mês, ainda mais com releituras...

Boas leituras pra todos em 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tá com você!