Páginas

1 de dez. de 2011

Meme literário - dia 31

Dia 31 – Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.



Au Bonheur des Dames! É do Emile Zola, e eu poderia dizer que o personagem principal desse livro não é uma pessoa, mas uma loja. Um grand magasin, ou seja, uma loja de departamentos. Lá pelo final do século XIX esse tipo de comércio foi inventado em Paris, e o Zola, como bom observador da sociedade, criou uma loja pra contar esse saga (inspirou-se no Bon Marché). A descrição do funcionamento da loja é inebriante, a gente se sente lá dentro! E por ali se desenrolam duas histórias: a do dono, Octave Mouret, empresário inteligente e determinado, e mulherengo; e Denise Baudu, a moça do interior, órfã, com dois irmãos menores, que vem pra trabalhar na pequena loja de tecidos do tio (na mesma rua do Bonheur).



O mais legal desse livro é justamente como a Denise compreende e aceita o novo funcionamento do comércio. Ela começa a trabalhar na lojinha do tio e a conviver com os pequenos comerciantes, todos cheios de ódio do "monstro", como chamam o Bonheur, que lhes rouba toda a clientela. Eles representam o antigo comércio, lojas muito específicas: uma só de sombrinhas, outra só de luvas, aquela só de anáguas, a outra só de tecidos e por aí vai. No Bonheur tem tudo, e em quantidade, por isso mais barato. Denise não pega rancor, e acaba indo trabalhar lá (pois o tio não tem condições de empregá-la). Ali ela percebe o mecanismo e concorda, entende que assim é a nova lei do varejo, mas continua sendo solidária com o tio e os colegas dele.



Vocês adivinham o final? Pois é, isso mesmo. ;)

obs: Sim, é claro, hoje não é dia 31, é dia 1o. É que o meme original era pra outubro, mas eu fiz a atrasilda e não quis perder a última pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tá com você!