Páginas

1 de nov. de 2011

Meme literário - Dia 01

Acompanhei o meme literário no blog da Lu Naomi, mas a ideia original é do blog Happy Batatinha. Foi feito no mês de outubro, mas eu vou de atrasilda mesmo assim, tá? Fiquei a fins. :)


Dia 01 – Que livro que você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Sempre uma pergunta difícil, porque leio um monte ao mesmo tempo, mesmo. Vou citar alguns.

- Mémoires sur la vie privée de Marie-Antoinette, Madame Campan: Madame Campan fazia parte da entourage de Marie-Antoinette, era uma das muitas damas que tinha funções no dia-a-dia da rainha. 



- Van Gogh, David Haziot. Biografia do pintor holandês, premiada pela Academia Francesa em 2008. Excelente pesquisa e ótimo texto. É legal ler acompanhando com as Cartas a Théo, pois as cartas são mencionadas o tempo todo, e como estão bem indicadas nas notas é fácil encontrar a carta a qual Haziot se refere.



- Paroles du jour J - Lettres et carnets du Débarquement, été 1944, Jean-Pierre Guéno (org.): trata-se de cartas e trechos de diários de soldados (de ambos os lados, nacionalidades variadas) sobre o desembarque da Normandia, em 6 de junho de 1944. Há testemunhos de franceses, ingleses, americanos, canadenses e alemães. É demais, dá uma boa ideia do nível impressionante de organização militar que levou a essa manobra, o medo e a apreensão dos soldados, os preparativos, enfim. Muito bom.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

tá com você!